24/03/2021

Castro & Vidigal

Por menor ou mais bem estruturada que seja uma empresa, a contratação de um seguro empresarial é crucial e precisa fazer parte das decisões iniciais e do plano do negócio. Essa nem deveria ser uma escolha, já que a falta de um seguro pode afetar de forma inimaginável o crescimento, a rotina e a imagem de uma organização.   

Mesmo esperando que não ocorram imprevistos, infelizmente alguns deles são inevitáveis. Temos, por muitas vezes, aquela sensação de que estamos protegidos, mas não se engane, esta é uma falsa sensação. Num piscar de olhos, podemos precisar de um seguro para evitar ou amortizar os prejuízos de um negócio.  

Quando compramos um carro, por exemplo, temos medo de sair da concessionária sem um seguro auto, certo? Afinal, nenhum motorista quer ter o azar de se envolver em um acidente, por menor que seja, e ter de pagar uma fortuna para consertar o carro e talvez indenizar o proprietário do outro veículo. Com uma empresa, a ideia é exatamente a mesma. Quando estamos investindo em muitas outras coisas para constituir um negócio, podemos esquecer de itens que não fazem parte dessa construção, mas certamente são importantíssimos para a perpetuação da empresa, como é o caso do seguro.    

Não é incomum vermos notícias sobre incêndios ou alagamentos em empresas. Além dos danos estruturais, imagine os impactos no estoque, atrasos na entrega de materiais, clientes insatisfeitos. E uma simples falta de luz, quantas perdas pode gerar em empresas com alimentos frigorificados? Como a companhia será indenizada? Se estiver coberta por uma seguradora, os prejuízos certamente serão bem menores.    

A decisão sobre qual seguro escolher dependerá muito do ramo de atuação, estrutura, número de colaboradores e riscos apresentados pelas atividades desenvolvidas pela organização. A grande questão é que fica muito difícil investir em um seguro quando não vemos de quais riscos ele nos protege. Por isso, é fundamental o auxílio de um consultor de seguros que possa intermediar legalmente contratos entre seguradora e pessoas jurídica ou física, representando logicamente os interesses do seu cliente. Além de verificar o perfil de seguro ideal para determinada empresa, o consultor de seguros pode ajudar a identificar as coberturas essenciais, o melhor custo-benefício e fazer o gerenciamento e mitigação de riscos, evitando que a apólice tenha sinistros não cobertos. Ele também faz diferença quando é preciso contatar rapidamente a seguradora, tanto para esclarecimentos de dúvidas quanto para solicitar a cobertura de algum sinistro.  

Não importa há quanto tempo está no mercado ou o tamanho de uma empresa, ela sempre estará sujeita a riscos. Por isso, a prevenção deveria estar entre as prioridades de todo empreendedor. Um problema imprevisto pode gerar um impacto tão grande a ponto de obrigar os líderes a mudarem os planos da empresa, sendo necessário por muitas vezes adiar o crescimento dela. Em negócios mais novos, que ainda não estejam estáveis financeiramente ou que não tenham uma marca consolidada, o prejuízo pode ser ainda maior.   

Se você estava indeciso sobre contratar ou não um seguro para a sua empresa, com certeza agora não tem mais dúvidas. Entre em contato com a Castro & Vidigal para conhecer melhor os nossos serviços: contato@castroevidigal.com.br.    

*Com experiência de mais de 20 anos no mercado de seguros, a Castro & Vidigal oferece suporte intensivo aos clientes, apoiando e direcionando às melhores soluções em seguros. Com sede em São Paulo, a corretora se dedica à construção de uma relação de parceria e confiança com os segurados, para entregar um serviço de alta qualidade e satisfação.  

Saiba mais acessando as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.