16/03/2021

Castro & Vidigal

A pandemia do Coronavírus obrigou escolas e universidades a se adaptarem do dia para a noite para oferecerem ensino remoto ou à distancia aos seus alunos. E como se não bastasse a grande evasão de estudantes de escolas, principalmente da rede pública que não contam com esse suporte, houve o impacto na rede particular da diminuição de renda ou desemprego, o que acabou afastando muitas famílias. No final, os maiores prejudicados são jovens e crianças que sentiram o impacto na pele, ao pararem os estudos e perderem o convívio social.

Começa assim um efeito em cascata: a falta de renda impede que muitas famílias continuem pagando as escolas de seus filhos, e as escolas, por sua vez, devido ao aumento da inadimplência, vêm reduzindo a oferta de bolsas de estudos, ao mesmo tempo em que criam estratégias de sobrevivência em meio a esse caos educacional. Como forma de evitar uma evolução ainda mais avassaladora deste cenário, o seguro educacional ganha espaço como uma solução que pode ser oferecida pelas escolas às famílias, para que possam se proteger de uma eventual redução de renda, seja por conta da pandemia ou por outro motivo.

Trata-se de uma modalidade de seguro que custeia as despesas educacionais do aluno caso ocorra falta de pagamento das mensalidades escolares. Tal cobertura é válida tanto para casos de invalidez ou morte do responsável pelo estudante, como também em casos mais específicos como desemprego e/ou perda de renda.

As instituições de ensino com esse seguro contratado podem oferecê-lo por ano letivo ou por ciclos escolares maiores, como durante todo o ensino fundamental ou médio. O interessante é que a escola pode fazer essa contratação de duas formas: individual (apenas para um aluno específico), ou coletivo (para todos os alunos), sendo que esta última alternativa garante valores mais atrativos à segurada.

Ao adquirir a apólice, a maioria das escolas inclui esse custo nos valores que compõem a mensalidade escolar, mas logicamente há também a opção de apenas oferecer esse benefício, sem a obrigatoriedade da contratação. O importante é que esse compromisso esteja formalizado no contrato da escola com os estudantes.

Há ainda a possibilidade de contratar coberturas adicionais, muitas das quais podem representar um diferencial para a escola na captação de novos alunos. Essas coberturas complementares vão desde seguro para material escolar, aulas particulares, despesas com vestibular ou formatura, até mesmo tratamento de fisioterapia caso o aluno sofra algum acidente.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a pandemia da Covid-19 já prejudicou os estudos de mais de 1,5 bilhão de estudantes distribuídos em 188 países – o que representa aproximadamente 91% de todos os estudantes no planeta. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), desde março de 2020, quando a pandemia estourou no mundo todo, cerca de 48 milhões de estudantes deixaram de frequentar as atividades presenciais nas mais de 180 mil escolas de ensino básico, como forma de prevenção à propagação do Coronavírus.

 

Benefícios para ambos os envolvidos


Além de garantir a permanência de seus alunos, são inúmeras as vantagens das escolas que contratam o seguro educacional, a começar pela garantia de uma maior segurança em momentos de grande inadimplência, a exemplo do que vem acontecendo na pandemia do Coronavírus. Neste caso, a escola fica resguardada financeiramente, independentemente da condição de seus alunos.

Tanto para os alunos quanto para a escola, a relação custo-benefício dessa modalidade de seguro é, de fato, muito boa. Enquanto a escola garante a tranquilidade de poder ofertar essa possibilidade aos pais, os próprios pais, por sua vez, ganham a possibilidade de manter os seus filhos na escola.   

O seguro educacional pode ser contratado de acordo com o perfil da sua instituição de ensino, garantindo o futuro de muitos dos seus estudantes. Para solicitar uma cotação, entre em contato conosco: contato@castroevidigal.com.br.  


*Com experiência de mais de 20 anos no mercado de seguros, a Castro & Vidigal oferece suporte intensivo aos clientes, apoiando e direcionando às melhores soluções em seguros. Com sede em São Paulo, a corretora se dedica à construção de uma relação de parceria e confiança com os segurados, para entregar um serviço de alta qualidade e satisfação.

Saiba mais acessando as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.